Escola de Música Tom Maior
  • AREA DO ALUNO

22 Sep /2021

Mas afinal de contas, o que é um instrumento de percussão?

É um instrumento musical onde o som é obtido através do impacto ou agitação, com ou sem o auxílio de baquetas. Nas formas de classificação de Instrumentos Musicais, os de percussão são os instrumentos menos precisos, mas que possuem maior variedade.

Os instrumentos de percussão são aqueles que necessitam ser percutidos (batidos), agitados, raspados ou friccionados para que produzam os sons.

Podem ser divididos em dois grupos principais: os de altura indefinida, percebidos pelo ouvido humano apenas como ruídos, como o chocalho e o tamborim,  e os de altura definida, que geram uma nota musical específica, como o tímpano, a marimba e o xilofone.

A família da percussão compreende inúmeros instrumentos, de diversos formatos e tamanhos, e podem ainda ser de simples ou complexa construção.

Os instrumentos de percussão são os mais antigos instrumentos musicais e remontam aos primórdios da civilização humana.  Seu uso está relacionado a festas e celebrações religiosas e profanas, cerimônias fúnebres, danças e muitos outros eventos. São encontrados em todas as culturas e em todos os continentes e são indispensáveis, até os dias de hoje, a praticamente todos os gêneros e estilos musicais.

A música brasileira é tão surpreendente que até mesmo os utensílios mais incomuns podem ser instrumentos musicais de percussão. Prato, faca, frigideira… A percussão brasileira é de uma infinidade de timbres, gestos e composição.

Para aqueles que acreditam que os instrumentos de percussão fazem alusão apenas a baterias e tambores, está muito enganado. Ainda há mais uma divisão para os instrumentos de percussão! Essa família pode ser dividida pelo critério da produção sonora: idiofones percutidos e membranofones percutidos. No primeiro grupo, é a vibração de todo o instrumento musical que produz o som. Já nos membranofones percutidos, o som é produzido por uma membrana esticada (pele, tecido ou membrana de material sintético).

 

  • Voltar
  • Compartilhe