Escola de Música Tom Maior
  • AREA DO ALUNO

31 May /2020

Intervalo Musical

Um Intervalo Musical é a distância entre dois sons. Qualquer distância entre dois sons é um intervalo musical. Na musica ocidental, os intervalos são classificados a partir da divisão diatônica da escala, onde a unidade de medida dos intervalos é o tom ou o semitom. Eles podem ser denominados quanto à sua simultaneidade, altura e qualidade. 

TIPOS DE INTERVALOS

Intervalo Melódico ou Harmônico

A primeira clasificação deles é quanto a simultaneidade. Assim, o intervalo será melódico quando os sons são sucessivos um do outro, quando são tocados um após o outro, e o intervalo será harmônico quando os sons são tocados simultaneamente, ao mesmo tempo.

Os intervalos melódicos ainda são classificados quanto à posição entre uma nota e outra, sendo ascendentes ou descendentes. Se a segunda nota do intervalo for mais aguda (maior frequência) que a primeira, então o intervalo é ascendente. E se a segunda nota for mais grave (menor frequência) que a primeira, nesse caso o intervalo será descendente. 

Intervalo Simples e Composto

O intervalo também pode ser simples ou composto dependendo da distância entre as duas notas. Se as duas notas estão dentro de uma oitava na escala diatônica (divisão comum ocidental em 5 tons e 2 semitons) então o intervalo é simples. Se passar de uma oitava, então o intervalo é composto. 

Nomes

Os nomes dos intervalos da escala diatônica são dados pela distância vertical entre as duas notas mais o designativo que indica se a frequência entre os intervalos são maia ou menos consonantes. Quando o intervalo é entre duas notas seguidas, é chamado de segunda. Se for entre três notas, será uma terça, entre 4 notas será uma quarta e assim sucessivamente. Com relação à consonância ou não, os intervalos podem ser maiores, menores, diminutos ou aumentados, mais-que-diminutos ou mais-que-aumentados ou justos. Porém, isso é conteúdo para um novo post, depois que explicarmos sobre as escalas!

 

  • Voltar
  • Compartilhe